sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Cruzeiro Costa Sul 2016


Paraty a Florianópolis 
De 14 de fevereiro a 03 de março de 2016 

O 5º Cruzeiro Costa Sul (CCS), edição 2016, é uma navegação em flotilha de veleiros que percorre o litoral, baias e canais de Paraty a Florianópolis, com paradas programadas para Ilhabela, Santos, Cananéia, Maruja (Cananéia), Ariri (Cananéia), Barbados ou Bertioga (Guaraqueçaba), Antonina, Vila das Peças (Guaraqueçaba), São Francisco do Sul, Itajaí e Jurerê (Florianópolis). 

O principal objetivo é apresentar aos velejadores alguns roteiros e regiões de ancoragem ao longo deste maravilhoso trecho do litoral brasileiro. 

O Lagamar e o Canal do Varadouro

Nesta 5ª edição, o CCS irá fazer um novo roteiro na região de águas abrigadas do Lagamar (Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá), onde se situa o Canal do Varadouro. Esta região contém ecossistemas altamente preservados e protegidos em áreas de preservação ambiental (APAs) e parques. 

As cidades de Cananéia e Antonina ainda preservam edificações históricas com estilos arquitetônicos desde o período colonial até o final do século XIX. Outro destaque desta região é a gastronomia, com predominância de pratos a base de frutos do mar, com destaque às ostras, plantadas ou colhidas na região. Já na região do Paraná, o estaque é o tradicional barreado. 

Além das cidades, a flotilha do CCS irá parar em pequenos vilarejos onde predomina a simplicidade da vida caiçara dos moradores da região. Mas, a principal atração do Lagamar é a natureza exuberante, nesta que é a região mais preservada da Mata Atlântica: flora, fauna e belezas naturais como praias, rios e cachoeiras. 


Veleiros com calado maior que 1,80 metros não passam pelo Canal do Varadouro e, neste trecho, seguirão por mar aberto até a Vila das Peças via Canal da Galheta, de onde se juntarão novamente à Flotilha. 

Mais informações sobre o Cruzeiro Costa Sul 2016 no site da ABVC (www.abvc.com.br).

Nenhum comentário: