domingo, 20 de setembro de 2015

Cruzeiro Forte Marechal Luz


O “Cruzeiro Forte Marechal Luz” (CRUZEIRO) consiste uma navegação em flotilha de Paranaguá (PR) a São Francisco do Sul (SC) e eventos relacionados, em comemoração ao centenário do Forte.

O CRUZEIRO, voltado aos velejadores do Paraná e Santa Catarina, é dividido em duas etapas. Na primeira etapa, programada para ocorrer entre os dias 10 e 12, ocorrerá a navegação em flotilha de Paranaguá rumo à São Francisco do Sul, caso as condições de navegação sejam favoráveis. Na segunda etapa, programada para ocorrer do dia 15 ao dia 17, os participantes integrarão as festividades e eventos históricos culturais que ocorrerão na cidade de São Francisco do Sul em comemoração ao centenário do Forte Marechal Luz: passeio náutico até as proximidades do Forte, visita técnica ao Forte e visita ao Museu Nacional do Mar. Também poderão se inscrever no Seminário Centenário do Forte Marechal Luz.
As embarcações inscritas, provenientes de outra região, poderão se juntar à flotilha do CRUZEIRO no dia da sua chegada à São Francisco do Sul.

Paranaguá

A partida do Cruzeiro será da cidade histórica e turística de Paranaguá, a mais antiga do Estado do Paraná.

Paranaguá às margens do Rio Itiberê.

Forte Marechal Luz

Em 1822 foi requisitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul a criação de fortificação com artilharia nos morros da barra da Baía da Babitonga para defender de invasores estrangeiros.
Somente em 1909 as terras necessárias para a sua construção no Morro João Dias foram adquiridas e o Forte Marechal Luz foi concluído e inaugurado no dia 21 de dezembro de 1915, sendo escolhido seu patrono o catarinense Marechal Francisco Carlos da Luz.
Localização do Forte Marechal Luz, protegendo da barra da Baía da Babitonga.

Museu Nacional do Mar

Os galpões da extinta Cia Hoepcke de navegação, em São Francisco do Sul, onde atracavam os navios para o transporte de erva-mate, sal e outros produtos, hoje abrigam o Museu Nacional do Mar, cujo acervo reúne uma grande diversidade de embarcações de várias regiões do país.
O acervo está organizado em 18 salas divididas por temas. Entre as peças disponíveis à visitação do público, estão mais de 91 barcos em tamanho natural e cerca de 150 peças de modelismo e artesanato naval. Tudo identificado com textos, imagens explicativas e trilha sonora com músicas folclóricas das diversas regiões brasileiras e a música tema do museu, produzida especialmente para esta finalidade.
Entre os modelos de embarcações abrigados no local estão canoas como as de um pau só, as bordadas do litoral catarinense, do baixo São Francisco, de tolda ou sergipana e chacheira do Rio Grande do Sul. Há ainda as baleeiras de casco liso ou trincado, pintadas de cores vivas, que são, do ponto de vista da carpintaria, verdadeiras obras-primas.
O acervo conta ainda com traineiras, botes, jangadas (de cinco paus e de tábuas), saveiros da Bahia e o cúter do Maranhão. Na sala dedicada ao navegador Amyr Klink, famoso por várias expedições, entre elas a travessia a remo do Atlântico Sul (1984), está disponível à visitação a canoa que ele ganhou quando criança (seu barco IAT, usado na travessia de 1984 e que ficou em exposição no museu, foi levado para restauro e, no momento, não integra a mostra).
Outro espaço de destaque no Museu é a Biblioteca Kelvin Palmer Rothier Duarte, formada por mais de 1,5 mil volumes com a temática naval. Entre os exemplares encontrados no local estão obras raras, fotografias, desenhos e cartas náuticas. Tudo disponível à consulta do público em geral (texto adaptado da divulgação da Assessoria de Comunicação).

Museu Nacional do Mar.

Programação preliminar

  • 10/out (sab) - Confraternização de abertura (Paranaguá)
  • 11/out (dom) – Navegação de Paranaguá a São Francisco do Sul
  • 15/out (qui) – Seminário Centenário do Forte Marechal Luz (São Francisco do Sul) (**)
  • 16/out (sex) – Passeio náutico e visita técnica ao Forte Marechal Luz (São Francisco do Sul).
  • 17/out (sab) – Visita ao Museu Nacional do Mar e confraternização (São Francisco do Sul).
(**) A inscrição no CRUZEIRO não inclui a participação no Seminário Centenário Forte Marechal Luz.

Inscrição

A participação no cruzeiro é aberta a todos os velejadores, sócios ou não da ABVC, mediante inscrição do veleiro e dos tripulantes. O valor da inscrição é R$ 30,00 por pessoa (comandante ou tripulante). Crianças com até 12 anos são isentas de pagamento. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line no site da ABVC (www.abvc.com.br).

Elegibilidade do veleiro

A participação no CRUZEIRO está aberta a veleiros devidamente inscritos na Autoridade Marítima que possuam LOA de no mínimo 27 pés (ver exceção), com motor de centro e que sejam capazes de desenvolver velocidade de cruzeiro de, no mínimo, 5 nós a motor.

Organização e apoios

O CRUZEIRO é organizado pela Associação Brasileira dos Velejadores de Cruzeiro (ABVC) com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul (SC), do Iate Clube de Paranaguá (ICP), do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, do Museu Nacional do Mar e Fortalezas.org.

Nenhum comentário: