quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Solenidade em comemoração aos 450 anos da Expedição de Estácio de Sá

Em meados de janeiro de 1565, a expedição de Estácio de Sá partiu do Forte São João da Bertioga para chegar em 1º de março ao pé do Morro do Pão de Açúcar para fundar a Cidade do Rio de Janeiro.

Para celebrar os 450 anos da Expedição, a Prefeitura de Bertioga elaborou uma programação especial para o dia 20 de fevereiro (sexta-feira). 

O cerimonial de abertura será 11h30, com hasteamentos de bandeiras e execução dos hinos Nacional, de Bertioga e do Rio de Janeiro, pelos músicos do projeto Musicando, do Município.

Na oportunidade será inaugurado um obelisco – monumento comemorativo, que será instalado no canteiro central da Avenida Vicente de Carvalho (Centro), em frente ao Canal de Bertioga, que retrata uma vela de barco estilizada. “Será um ato simples, que registrará o aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro e uma oportunidade que elevará o nome de Bertioga ao mundo inteiro”, ressalta o prefeito.

Durante a solenidade, que contará com a presença de 10 soldados da Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande, que estarão caraterizados com uniformes da época colonial, haverá entrega de um certificado – uma espécie de pergaminho aos velejadores participantes do Cruzeiro Forte São João, registrando a saída da esquadra de Bertioga para o Rio de Janeiro.

No período da tarde, às 16 horas, haverá missa campal, celebrada pelo Padre Silvio, da Paróquia São João Batista, próximo ao local onde estará o marco comemorativo. Em caso de chuva, a missa será celebrada dentro do Forte São João. Em seguida, haverá a benção dos veleiros que participarão do Cruzeiro, que sairão de Bertioga rumo ao Rio de Janeiro a partir das 17 horas.

O Cruzeiro Forte São João

O Cruzeiro Forte São João, promovido pela ABVC e Prefeitura de Bertioga, consiste em uma navegação em flotilha de Bertioga ao Rio de Janeiro, reproduzindo a trajetória que fizeram as embarcações da Expedição de Estácio de Sá em 1565. 

A navegação será realizada em duas etapas: a 1ª etapa, de 20 a 22/fev, de Bertioga à Angra dos Reis e a 2ª etapa, 28/fev e 1º/mar, de Angra dos Reis ao Rio de Janeiro. Os participantes do Cruzeiro serão velejadores associados da ABVC e outros interessados inscritos no evento. 

No Rio de Janeiro, o Cruzeiro integrará a programação da Fortaleza de São João da Guanabara na comemoração aos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. Os veleiros irão acompanhar pelo mar do evento de abertura das solenidades do dia 1º de março.

Mais informações sobre o Cruzeiro no site da ABVC: www.abvc.com.br


Nenhum comentário: