sexta-feira, 7 de junho de 2013

Encontro Nacional da ABVC em Florianópolis

O 11º Encontro Nacional da ABVC  foi realizado em Florianópolis (SC) na subsede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina e contou com mais de 90 participantes.

O presidente da ABVC, Maurício Napoleão, abriu o Encontro, comemorando os 10 anos da ABVC com a homenagem ao primeiro sócio, Fernando Sheldon Jr.

Maurício Napoleão, Presidente da ABVC.
Fernando Sheldon Jr.

A palestra inicial foi de Flávio Jardim do Projeto Destino Azul. Nesta palestra, Flávio, iniciou comentando sobre sua iniciação à vela em um veleiro Shaefer 31 em Florianópolis, da  incrível aventura de percorrer de windsurf do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), registrado no Guinness Book como a maior travessia em windsurf, e da travessia entre Fernando de Noronha e Natal em um windsurf. O núcleo da palestra foi sobre o Projeto Destino Azul (http://www.destinoazul.com.br/), a volta ao mundo a bordo do catamarã Itusca, um Leopard 45, que durou 2 anos e 8 meses.

 Apresentação do projeto Destino Azul.
Flávio Jardim.
Clóvis Corrêa, meteorologista chefe do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidro meteorologia de Santa Catarina, discusou sobre análise e acompanhamento de cartas sinóticas.
Clovis Corrêa em sua palestra no Encontro.

O casal Luiz Fernando e Mauriane comentou sobre o desafio da compra de um catamarã na Itália e do sonho de dar a volta ao mundo velejando, o primeiro trecho já realizado, entre a Itália e Santa Catarina.
Luiz Fernando e Mauriane.

Vilfredo Schürmann, apresentou rapidamente fragmentos de sua viagem de 10 anos de volta ao mundo e da sua segunda viagem percorrendo a rota de Fernando Magalhães. Comentou também sobre o projeto de descoberta do submarino alemão U-531, abatido por um hidroavião norte-americano na costa de Santa Catarina em 19 de julho de 1943, encontrado em 2012 a 130 metros de profundidade e o novo projeto "Expedição Oriente", que inclui a construção do novo veleiro de 80 pés de aço.
Palestra de Vilfredo Schürmann.

O início da manhã e boa parte da hora do almoço era livre de atividades, o que permitia contemplar a bela paisagem do local do evento.
 Subsede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina
Subsede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina.

Restaurante da Subsede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina.

Mauricio Rosa e Regina Shewery demostraram algumas receitas rápidas que podem ser feitas no barco, depois todos os presentes provaram o resultado.
 Regina Shewery, Dani e Lais.
Maurício Rosa e Tânia.

Paulo Fax iniciou sua palestra falando sobre as hidrovias brasileiras e o grande crescimento de clubes náuticos no interiror. Em seguida apresentou o Cruzeiro Hidrovia Tietê Paraná.
 Palestra de Paulo Fax.

Eduardo Moura apresentou alguns casos de perda de quilha e leme e as alternativas para construção de leme de fortuna,
 Palestra de Eduardo Moura.

Por fim, as meninas Marina, Tamara Laura Klink falaram algumas situações vividas nas suas 7 viagens à Antártica e ilhas da região. Ao final, sua mãe, Marina Klink apresentou seu novo projeto, o livro de fotografias sobre a Antártica.
Palestra de Tamara, Laura e Marina Klink.

Ao final do encontro ocorreu o tradicional jantar de encerramento e a distribuição de brindes entre os participantes.
Jantar de encerramento.

Nenhum comentário: