terça-feira, 21 de outubro de 2014

Terminou a 13ª edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador

Ocorreu nos dias 16 a 19 de outubro em São Sebastião a 13ª edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador, uma oportunidade de interação da Marinha do Brasil com os Navegadores Amadores sobre a navegação de esporte e recreio com enfoque na segurança.

Quinta feira foi dedicado ao treinamento para motonautas. 

No "Dia de Mar", sexta feira, os participantes realizaram atividades práticas embarcadas sobre segurança, abandono de embarcação, salvamento e resgate. As atividades incluíram o uso de pirotécnicos (foguete com paraquedas, facho luz vermelha e fumígeno flutuante), uso de colete salva-vidas (salto da embarcação, posições de sobrevivência individual e em grupo para minimizar a hipotermia) e uso da balsa salva vidas. Para estas atividades estavam disponíveis a embarcação Lord Gato e várias embarcações da Marinha do Brasil, dentre elas, a Lancha Patrulha Albacora, Lancha Patrulha Barracuda, Lancha Patrulha Anequim e o Navio Patrulha Oceânico APA.

Sábado e domingo de manhã foram dedicados às palestras. A abertura foi proferida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto e pelo Diretor de Portos e Costas, Vice Alte. Claudio Portugal de Viveiros. Dentre as diversas palestras, destaque para Beto Pandiani que falou sobre suas diversas aventuras de travessias.

Domingo a tarde foi reservado à aplicação das provas de arrais, mestre e capitão amador.

Lancha Patrulha Albacora (GptPNSE-02) e Lancha Patrulha Anequim (GptPNSE-04)

 Navio Patrulha Oceânico APA.

 Prática com pirotécnicos (Foto Eduardo Schwery) 

Prática com balsa (Foto Eduardo Schwery).

 Prática de sobrevivência na água.

 Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

 Diretor de Portos e Costas, Vice Alte. Claudio Portugal de Viveiros.

Beto Pandiani fala sobre suas travessias.

Nenhum comentário: