Pontos de ancoragem
Os principais pontos de ancoragem são:
- Ponta da Praia, próximo ao Aquário de Santos
- Praia do Góes
- Praia de Sangava (quando não existe ondulação)
- Praia do Itararé próximo à Ilha Pochat (quando não existe ondulação)
Canal balizado dos navios
Cuidado especial deve-se ter ao navegar pelo canal sinalizado dos navios. No canal, os navios possuem preferência de navegação devido à sua restrição de manobra.
Especial atenção deve ser tomada ao navegar entre a Fortaleza e as Balsas, já que não é possível observar a aproximação de navios neste trecho devido a obstáculos visuais. Neste trecho, procure sempre navegar à margem do canal dragado e cruza-lo na perpendicular.
Restrições de navegação e fundeio
O Capítulo 4 da NPCP SP (Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos - São Paulo) apresenta em algumas restrições de navegação e fundeio na Baixada Santista:
2) Não é permitido o tráfego nem o fundeio de embarcações, nas proximidades das fortificações militares de Itaipú e Guarujá (Forte de Itaipú e Forte dos Andradas), devendo todas as embarcações guardarem um afastamento mínimo de 200m nas vizinhanças dos morros de Itaipú e Munduba.
3) Não é permitido o fundeio de qualquer embarcação, na área compreendida entre os 100m de cada lado das cabeceiras dos flutuantes ou terminais dos ferry-boats (balsas), em Santos, Guarujá e Vicente de Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário