quinta-feira, 26 de março de 2015

Cruzeiro Forte São João - 1ª etapa

450 anos da Expedição Estácio de Sá

O Cruzeiro Forte São João teve como objetivo principal a comemoração dos 450 anos da Expedição de Estácio de Sá para o povoamento do Rio de Janeiro. 

Estácio de Sá partiu do Forte São João de Bertioga rumo ao Rio de Janeiro com o intuito de ocupar a região que estava sob o domínio dos franceses com apoio dos índios. A chegada da expedição de Estácio de Sá foi em 1º de março de 1565, quando foi iniciada a construção do Forte São João da Guanabara, marco da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, que comemorou no dia 1º de março seus 450 anos.

A organização do Cruzeiro teve colaboração de historiadores em fortificações, que tinham o intuito de divulgar o patrimônio histórico e cultural.

A navegação do Cruzeiro Forte São João foi realizada em duas etapas: a 1ª etapa, de 20 a 22/fev, de Bertioga à Angra dos Reis e a 2ª etapa, 28/fev e 1º/mar, de Angra dos Reis ao Rio de Janeiro.

1ª Etapa (Bertioga - Angra)

O Cruzeiro teve início em Bertioga (SP), dia 20/dev (sexta feira), em um belo dia de sol e calor extremo, em uma solenidade organizada pela Prefeitura de Bertioga que reuniu diversas autoridades,
entre elas, o Prefeito de Bertioga José Mauro Orlandini, o General de Brigada João Chalella Júnior, o Capitão dos Portos de São Paulo Ricardo Gomes e os historiadores Cel. Art. Ref Élcio R. Secomandi e a Profa. Dra. em História Social da Unisantos Clotilde Paul. 

O destaque foi uma breve palestra realizada pela Profa. Clotilde Paul sobre o contexto histórico que marcou a expedição de Estácio de Sá.




















A prefeitura inaugurou um marco comemorativo aos 450 da expedição. Os comandantes dos veleiros receberam do prefeito uma réplica do marco comemorativo aos 450 da expedição de Estácio de Sá, também inaugurado na cerimônia. Os comandantes também receberam o belíssimo livro “Coisas de Bertioga”, da escritora Nazareth Moreaux.


Após a cerimônia, os participantes degustaram a tradicional tainha espalmada, prato típico da região, no restaurante Sandy em frente ao Canal de Bertioga e com vista aos veleiros. 

Tiveram também tempo para visitar o Forte de São João da Bertioga, o mais antigo do Brasil onde se encontra a belíssima reprodução do quadro de Benedito Calixto onde Manuel da Nóbrega dá as bênçãos na partida expedição de Estácio de Sá.

Quadro de Benedito Calixto com a partida de Expedição de Estácio de Sá.

Antes da partida, no final da tarde, reproduzindo a tradição da época, cada veleiro foi abençoado pelo padre Sílvio Luiz. Participaram da 1ª etapa os veleiros Jazz IV (Volnys Bernal), Triunfo II (João Peralta), Kilimanjaro (Philippe Gouffon) e Serenata I (Hélio Solha). O veleiro Malagô (Juca Andrade) participou somente da largada.






No momento da partida da flotilha até Ilha Anchieta (Ubatuba) ocorreu uma grande festa no no Canal da Bertioga, com diversas embarcações acompanhando a saída pelo canal. O mar estava muito calmo, porém havia pouco vento e contra. 







Quase toda a navegação até a Ilha Anchieta foi noturna, com chegada no início da manhã de sábado. Novamente dia de muito sol e calor. Estava reservado um dos 5 espaços com churrasqueira disponíveis no Parque Estadual da Ilha Anchieta. O dia foi de confraternização e descanso para encarar a próxima perna até Angra dos Reis.



















A partida em direção à Marina Piratas (Angra dos Reis) foi antes dos primeiros raios de sol. Novamente mar calmo e pouco vento. Por incrível que pareça, após da Ilha da Gipóia, a flotilha pegou 20 nós de vento de través.

A flotilha foi muito bem recebida na Marina Piratas, que possui uma localização privilegiada. Os participantes que tinham compromissos retornaram às suas cidades.












Nenhum comentário: