segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Largada do Cruzeiro Forte São João


Na última sexta-feira, 20/02, ocorreu a largada do Cruzeiro Forte São João, promovido pela ABVC em comemoração aos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.

A acolhida pela cidade de Bertioga foi excepcional e o município organizou uma festa a altura do evento. Por volta de 12h00 houve a abertura oficial, que contou com a presença do Prefeito, Secretários, Vereadores e autoridades da Marinha e do Exército. O destaque foi uma breve palestra realizada pela historiadora   Profa. Dra. Clotilde Paul, que lançou luzes sobre os eventos históricos que buscava-se reproduzir. Houve, ainda, a inauguração de um monumento na cidade visando registrar o evento da ABVC.

(c) Juca Andrade
Após foi realizado um almoço, onde os velejadores e convidados puderam degustar o prato típico da cidade: a tainha espalmada. Ato contínuo foi realizada um missa e um pouco antes dos veleiros suspenderem um padre foi em cada embarcação, em uma lancha da Marinha do Brasil, promover uma benção especial.

(c) Alice Feuser
Participaram dessa perna os veleiros Jazz IV (Volnys Bernal), Triunfo II (João Peralta), Kilimanjaro (Philippe Gouffon) e Serenata I (Hélio Solha). O veleiro Malagô (Juca Andrade) participou da largada, porém seguiu para o Guarujá.


(c) Alice Feuser

(c) Alice Feuser
A flotilha chegou na manhã de sábado na Ilha Anchieta (Ubatuba), onde foi realizado um churrasco de confraternização. No final da tarde, após um merecido descanso, as tripulações seguriam para Angra dos Reis, onde já se encontram fundeadas e em segurança. A partida de Angra para o Rio de Janeiro acontece no próximo sábado, 28/02.

Nenhum comentário: